quinta-feira, 9 de março de 2017

PROGRAMAÇÃO DO CURSO "CULTURA DIGIDOWN:O PROFESSOR QUE ACOLHE AS DIFERENÇAS

Aula I  - Conhecendo a Síndrome de Down: características e desenvolvimento.

FILMES

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DALLA DEA,V.H.S.; BARDIN, DALLA DEÁ, V.P.B. Informações gerais sobre síndrome de Down In DALLA DÉA, V. H. S.; DUARTE, E. Síndrome de Down: Informações, caminhos e histórias de amor. São Paulo: Ed. Phorte, 2009

Aula II - Inclusão escolar: rompendo as barreiras atitudinais e desconstruindo estereótipos.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

AMARAL, L.A. Sobre crocodilos e avestruzes: falando de diferenças fisicas, preconceitos e sua superação. In AQUINO, J.G. Diferenças e Preconceitos na escola: alternativas teóricas e praticas, São Paulo: Summus, 1998

MAIA, A. C. B; RIBEIRO, P. R. M. Desfazendo mitos para minimizar o preconceito sobre a sexualidade de pessoas com deficiências. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v.16, n.2. maio/ago. 2010.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
  
LIMA, F. J.; SILVA, F.T.S. Barreiras Atitudinais: obstáculos à pessoa com deficiência na escola. Disponível em: http://www.adiron.com.br/arquivos/Barreiras%20Atitudinais.pdf. Acesso em: 20 de jul. 2016.

SASSAKI, R. K. "Terminologia sobre deficiência na era da inclusão." Mídia e deficiência. Brasília: andi/Fundação banco do brasil(2003): 160-165


Aula III - A escola que acolhe as diferenças: desafios e possiblidades

Entrevistas e debates

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

MANTOAN, M.T.E. Inclusão Escolar: o que é¿ por que¿ Como Fazer¿ São Paulo: Moderna, 2005

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

GLAT, R; FERNANDES, M. Da educação segregada à educação inclusiva: uma breve reflexão sobre os paradigmas educacionais no contexto da educação especial brasileira. Inclusão – Revista da Educação Especial, n.1, p. 35-39, outubro de 2005.
BRASIL. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com deficiência). Lei Nº. 13.146, de 06 de julho de 2015. Brasília/DF, 2015.


Aula IV  – Aprendendo sobre Consciência Fonológica e o software Alfafon

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ALMEIDA, Elizabeth Crepadi; DUARTE, Patrícia Moreira
Consciência Fonológica: atividades práticas, Rio de Janeiro: Revinter, 2012 

Aula V – Aprendendo sobre Consciência Fonológica e o software Alfafon

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ALMEIDA, Elizabeth Crepadi; DUARTE, Patrícia Moreira
Consciência Fonológica: atividades práticas, Rio de Janeiro: Revinter, 2012 

Preparando atividades mediadas por softwares)

AULA VI - Conhecendo os Estudantes e Preparando Atividades.


Aula VII A XV   –  Vivências e Reflexões em torno da Alfabetização de Pessoas com Síndrome de Down. 

DIAS 22\06 e 29\06  –  Apresentação de Relatórios e avaliação das Vivências.

OBS.: As atividades deste projeto serão registradas como coleta de dados de pesquisa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário