Aula I - Conhecendo a Síndrome de Down: características e desenvolvimento.
FILMES
Colegas https://www.youtube.com/watch?v=PogV1GwUKQs História da luta
das pessoas com deficiências https://www.youtube.com/watch?v=oxscYK9Xr4M Do
luto à luta https://www.youtube.com/watch?v=aAvhSlEbC_Y
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
DALLA DEA,V.H.S.; BARDIN,
DALLA DEÁ, V.P.B. Informações gerais sobre síndrome de Down In DALLA DÉA, V. H.
S.; DUARTE, E. Síndrome de Down: Informações, caminhos e histórias de amor. São
Paulo: Ed. Phorte, 2009
Aula II - Inclusão escolar: rompendo as barreiras atitudinais e desconstruindo estereótipos.
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
AMARAL, L.A. Sobre crocodilos e avestruzes: falando de
diferenças fisicas, preconceitos e sua superação. In AQUINO, J.G. Diferenças e
Preconceitos na escola: alternativas teóricas e praticas, São Paulo: Summus,
1998
MAIA, A. C. B; RIBEIRO, P. R. M. Desfazendo mitos para minimizar
o preconceito sobre a sexualidade de pessoas com deficiências. Revista Brasileira de Educação
Especial, Marília, v.16, n.2.
maio/ago. 2010.
BIBLIOGRAFIA
COMPLEMENTAR
LIMA, F. J.; SILVA, F.T.S. Barreiras Atitudinais: obstáculos à
pessoa com deficiência na escola. Disponível em: http://www.adiron.com.br/arquivos/Barreiras%20Atitudinais.pdf.
Acesso em: 20 de jul. 2016.
SASSAKI, R. K. "Terminologia sobre
deficiência na era da inclusão." Mídia e deficiência. Brasília: andi/Fundação
banco do brasil(2003): 160-165
Aula III - A escola que acolhe as diferenças: desafios e possiblidades
Entrevistas e debates
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
MANTOAN, M.T.E.
Inclusão Escolar: o que é¿ por que¿ Como Fazer¿ São Paulo: Moderna, 2005
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
GLAT, R; FERNANDES, M. Da educação segregada à educação
inclusiva: uma breve reflexão sobre os paradigmas educacionais no contexto da
educação especial brasileira. Inclusão – Revista da
Educação Especial, n.1, p. 35-39,
outubro de 2005.
BRASIL. Lei Brasileira de
Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com deficiência). Lei Nº. 13.146, de 06 de julho de 2015. Brasília/DF, 2015.
Aula IV – Aprendendo sobre Consciência Fonológica e o software Alfafon
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ALMEIDA, Elizabeth Crepadi; DUARTE, Patrícia Moreira
Consciência Fonológica: atividades práticas, Rio de Janeiro: Revinter, 2012
Aula V – Aprendendo sobre Consciência Fonológica e o software Alfafon
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ALMEIDA, Elizabeth Crepadi; DUARTE, Patrícia Moreira
Consciência Fonológica: atividades práticas, Rio
de Janeiro: Revinter, 2012
Preparando atividades mediadas por softwares)
AULA VI - Conhecendo os Estudantes e Preparando Atividades.
REFERÊNCIACOMPLEMENTAR
http://iparadigma.org.br/arquivos/cartilha%20atividades%20inclusivas.pdf
http://www.reab.me/atividades-adaptadas-para-alunos-com-deficiencia-intelectual-janeiroreab/
Aula VII A XV – Vivências e Reflexões em torno da Alfabetização de Pessoas com Síndrome de Down.
DIAS 22\06 e 29\06 – Apresentação de Relatórios e avaliação das Vivências.
OBS.: As atividades deste projeto serão registradas como coleta de dados de pesquisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário