quarta-feira, 29 de março de 2017

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: O QUE É ISTO?

O curso Cultura Digidown (turmas I e II) tratará, nesta quinta-feira, dos fundamentos que sustentam a proposta de trabalho do software Alfabetização Fônica computadorizada- software que utiliza um sistema de conversão texto-fala que visa o desenvolvimento de consciência fonológica e o ensino das correspondências letra-som, para a aquisição da leitura e escrita. 

Este software é resultado dos estudos realizados pelo O Lance - LaNCE - Laboratório de Neuropsicolingüística Cognitiva Experimental (http://www.ip.usp.br/lance/index2.html).

Encontramos alguns estudos que investigam a eficácia da utilização deste software,  e problematizam a proposta do método fônico para a alfabetização no contextos das pesquisas sobre alfabetização e letramento.  Vale a pena ler!

DIAS, NM. Alfabetização fônica computadorizada: usando o computador para desenvolver habilidades fônicas e metafonológicas. In: Psicol.Esc.Educ. Campinas, v.10, n.1, junho 2006.

HEIN, JM et al. Avaliação da eficácia do software alfabetização fônica para alunos com deficiência mental.  In: Revista Brasileira de Educação Especial, v.16, n.1,2010. p.65-82, 

COELHO, Cristina Lúcia Maia;OLIVEIRA, Aimi Tanikawa.  O software Alfabetização Fônica no Contexto da Inclusão: um estudo de caso com alunos com deficiência intelectual. In: RevistAleph,  Ano XII, n. 23, Julho 2015, pp. 50-66.

CUNHA, Maristela Schmitt Pinto. Método Fônico: na contramão da alfabetização. In. ANPEDSUL, 2006, anais.

Nos três próximos encontros vamos tentar entender um pouco sobre o método fônico. Além destes artigos sugerimos o site:
http://www.alfaebeto.org.br/blog/alfabetizacao-com-metodo-fonico/


Nenhum comentário:

Postar um comentário